Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Lula inelegível? Cortes Superiores podem afastar essa decisão

Inelegibilidade é provisória e pode ser afastada por meio de uma liminar

Publicado por Conteúdo Legal
há 6 anos

Na última quarta-feira, o ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luiz Fux afirmou que há uma "inelegibilidade chapada" na eventual candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atualmente preso em Curitiba.

Os ministros constantemente utilizam o termo “chapada” durante as sessões de julgamento, como, a título exemplificativo, "inconstitucionalidade chapada". Esse termo refere-se às questões evidentes e notórias, em que não há dúvidas plausíveis.

Por sua vez, a defesa do ex-presidente da República ressaltou que a sua inelegibilidade é provisória e pode ser afastada por meio de uma liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou do Supremo Tribunal Federal (STF).

Liminar é uma decisão provisória em casos urgentes, que pode garantir o direito do cidadão logo no início do processo.

Vale pontuar que a Lei da Ficha Limpa impede que candidatos condenados por órgãos colegiados (formados por grupos de juízes) sejam candidatos à cargos políticos.

Todavia, com o advento da Lei Complementar nº 135/10, determinados artigos foram inseridos na Lei citada. Dentre esses artigos, chamamos atenção para o dispositivo Art. 26-C, a saber:

O órgão colegiado do tribunal ao qual couber a apreciação do recurso contra as decisões colegiadas a que se referem as alíneas d, e, h, j, l e n do inciso I do art. 1o poderá, em caráter cautelar, suspender a inelegibilidade sempre que existir plausibilidade da pretensão recursal e desde que a providência tenha sido expressamente requerida, sob pena de preclusão, por ocasião da interposição do recurso.

Por conta disso, podem os tribunais superiores, a pedido dos réus, suspender a inelegibilidade de candidatos já condenados, antes de julgarem um suposto Recurso Especial (apreciado pelo STJ) ou um Recurso Extraordinário (apreciado pelo STF).

Da mesma forma, o Partido dos Trabalhadores (PT), por meio de sua assessoria de impressa, divulgou a seguinte nota:

"O Tribunal Superior Eleitoral examinou e autorizou centenas de candidaturas em situação semelhante à do presidente Lula. Qualquer manifestação sobre a situação jurídico-eleitoral de Lula antes deste exame é extemporânea e indevida, especialmente se parte de alguém com a responsabilidade de presidir o TSE."

Por fim, ressalta-se que os partidos têm 05 de agosto para realizarem suas convenções nacionais, ao passo que as candidaturas devem ser registradas no TSE até a data de 15 de agosto.

Afinal de contas, qual é a sua opinião sobre esse assunto?

Lula deve ou não ser considerado inelegível?

Deixe sua opinião nos comentários.

  • Sobre o autorO convite para compreensão jurídica
  • Publicações36
  • Seguidores181
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações993
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lula-inelegivel-cortes-superiores-podem-afastar-essa-decisao/607695084

45 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Caríssimos, uma singela opinião totalmente apartidária: esse "jus esperniandi" está transformando, mais uma vez, nossa justiça em alvo de piadas de toda ordem! Foi condenado? Recorra! Perdeu? Recorra! Perdeu? Recorra! Perdeu? Cumpra-se a pena!!! Nada mais democrático, e justo, do que aceitar o fardo proporcionado pelo cometimento de seus ilícitos (que não são poucos, por favor)!!! Não é isso que advogamos? Ou realmente somos o país das bundas, da impunidade e da baboseira? Cadeia só para os infelizes? É realmente isso? Enfim, se formos advogar pelo bom Direito e pela Democracia, infelizmente, para alguns, e felizmente, para outros, esse cidadão está fora do páreo!!! Simples assim!!! continuar lendo

Pois é, esse é o homem mais honesto do Brasil, preso condenado e querendo ser presidente. Isso só pode ser uma piada ou vivemos em um país onde a desfaçatez impera.

Outra coisa importante: Como um (ou mais de um) advogado pode ser "conivente" com tal truanice? continuar lendo

Um absurdo... Lula deve continuar preso até o fim dos tempos!! continuar lendo

com quais provas ?

Aécio, Serra e Alckmin com provas claras devem ficar soltos, ou vc acha que o sistema (que eles controlam vão os prender) ? continuar lendo

Deve ser considerado inelegível sim continuar lendo

melhor JAIR se acostumando continuar lendo

Acho que ninguém consegue roubar tanto igual governo Lula e Dilma, pode ser quem for, garanto que roubar assim não será possível, já quebraram o Estado, nem mesmo Bolsonaro vai conseguir colocar o país no eixo, mas antes ele do que esses socialistas falsos que se travestem de democratas, falam de democracia em um país que oferecem bolsa família miserável em troca de votos, lamentável. continuar lendo

Queria entender porque tantos abrem a boca pra falar de fascismo sem incluir o Lula nos seus discursos ... provavelmente nunca procuraram saber o que é.

O cara vive em função de ideais castristas que acabaram com Cuba. É um local cuja ditadura mata e prende qualquer um que lhe faça oposição a seu bel prazer. Idolatram Chê Guevara ... nunca ouviram o discurso dele na ONU em 1964 defendendo os fuzilamentos em nome da tal "revolução", que é uma pré-desculpa para justificar todo e qualquer ato de violência em nome do poder?

Defende o Maduro, que faz o que quer e bem entende na Venezuela e vai oferecer uma inflação de um milhão porcento, os hospitais foram destruídos, até o transporte público já era ... é outro que manda a sua Polícia Nacional Bolivariana, além das Forças Armadas e de militâncias armadas reprimirem qualquer ato de protesto contra o governo.

No Foro de São Paulo, em Havana este ano, o PT prestou apoio a Ortega, cujo governo já matou mais de 350 civis, incluindo uma brasileira.

Fora o que financiou a tudo quanto é ditador de esquerda com dinheiro do BNDES nos últimos anos.

Ameaçou publicamente a sociedade civil com o "exército de Stédile".

Quando a Dilma caiu fora publicaram uma resolução lamentando não terem interferido nas carreiras militares.

Precisa mais? continuar lendo