Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

O salário dos ministros do STF deve aumentar? Essa pergunta já foi respondida

Publicado por Conteúdo Legal
há 6 anos

Na última quarta-feira (08/08), o plenário do Supremo do Tribunal Federal discutiu a proposta orçamentária de 2019 destinada ao Poder Judiciário, que inclui uma possível revisão de até 16% em seus salários.

Essa pauta é analisada anualmente, devendo ser encaminhada ao Ministério do Planejamento até o dia 31 de agosto para compor o orçamento dos três poderes, para ser analisada pelos parlamentares.

Com o aumento, o salário dos ministros pode chegar a mais de 39.000 reais. Esse reajuste é defendido por juízes e procuradores, que devem fazer nova leva de pressão sobre a corte nesta quarta-feira.

Eles defendem a incorporação do auxílio moradia de 4.300 aos salários. Esse auxílio foi oficializado pelo ministro, Luiz Fux, em 2014, e custa estimados 5 bilhões de reais por ano ao país.

Essa discussão é mais uma das tantas decisões que devem ser acompanhadas com atenção pelos brasileiros.

O QUE FOI DECIDIDO?

O Supremo Tribunal Federal decidiu, por 7 votos a 4, incluir no orçamento de 2019 a previsão de reajuste salarial de 16,38% para os ministros da Corte.

Como votaram os ministros:

Ricardo Lewandowski (a favor);

Luís Roberto Barroso (a favor);

Marco Aurélio (a favor);

Gilmar Mendes (a favor);

Dias Toffoli (a favor);

Luiz Fux (a favor);

Alexandre de Moraes (a favor);

Cármen Lúcia (contra);

Celso de Mello (contra);

Rosa Weber (contra);

Edson Fachin (contra).

Afinal de contas, você concorda com aumento salarial dos ministros do STF?

Deixe sua opinião nos comentários.

  • Sobre o autorO convite para compreensão jurídica
  • Publicações36
  • Seguidores181
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações616
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-salario-dos-ministros-do-stf-deve-aumentar-essa-pergunta-ja-foi-respondida/610017346

31 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Só pode ser brincadeira, né? continuar lendo

Infelizmente, o viés negativo do autor fica evidente quando deixa de apresentar todos os dados necessários à compreensão da questão. Faltou informar, por exemplo, qual o ano do último reajuste, a fim de esclarecer se a proposta é mesmo de majoração ou de simples recomposição. Faltou calcular, ainda, qual o montante da depreciação do subsídio desde a última atualização. Só com esses dados é que o leitor poderia concluir, com embasamento mínimo, sobre a pertinência, ou não, da proposta de aumento. continuar lendo

Alguém que pensa! continuar lendo

É imoral, não importa os cálculos que se fizer. A conta é bem simples, o trabalhador recebe R$ 954,00. Porque um juiz merece receber 40X mais?? Só no Brasil mesmo. Nos EUA, um juiz recebe em média 5X o salário mínimo. Os juízes da suprema corte recebem 10X o valor do salário mínimo (em média).

Devia ser feito um referendo toda vez que fosse aumentar o salário de Juízes, Senadores, Deputados, etc.. perguntando para o povo:
Você concorda com o aumento de 16%..30%.. N%%% ...?

Quando vocês acham que o povo ia dizer SIM?? Quando não existisse um Gilmar Mendes no supremo, ou quando a maioria dos deputados não fossem corruptos.

Aí sim, talvez o povo concordaria, mas isso com certeza levaria anos ou décadas. Quem sabe assim o salário deles não se adaptasse a realidade.

Sim.. sim.. pura utopia. Vou ali tomar meu remédios, boa noite. continuar lendo

Totalmente impertinente, ao menos na atual conjuntura. continuar lendo

"Faltou informar, por exemplo, qual o ano do último reajuste.
Faltou calcular, ainda, qual o montante da depreciação do subsídio.
Só com esses dados é que o leitor poderia concluir."

O eleitor pode concluir sem esses dados.
O eleitor sabe que nesse aumento faltou moralidade. continuar lendo

Eu realmente não compreendo a posição da Mariana e do Rodrigo. Quer dizer que é imoral e pronto? Em que se baseia tal conclusão? Como é que, sem conhecer o contexto, o cidadão pode reconhecer a imoralidade?
Essa é uma questão objetiva: está na Constituição Federal o reajuste anual a todos os servidores. O Judiciário já está há cinco anos sem seu reajuste. Ainda assim é imoral? continuar lendo

Bem-vindos ao Brasil, senhores continuar lendo

Brasil não é para amadores. continuar lendo

Só se o meu de professor também aumentar!!!
Brincadeiras à parte, o aumento beneficiará muitos "deuses" que recebem além do Teto.
Professor deveria ter um teto salarial, mas tem um piso. continuar lendo

Professor só fica no piso kkk isso quando recebe...é uma palhaçada mesmo continuar lendo