Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Governo volta a disponibilizar cartilha de saúde para homens trans

Publicado por Conteúdo Legal
há 5 anos

Alvo de polêmica após ter sido retirada do ar, uma cartilha do Ministério da Saúde voltada à saúde de homens transexuais voltou a ser disponibilizada, mas com alterações. A cartilha havia sido retirada do site do Departamento de HIV/Aids do ministério na primeira semana de janeiro, menos de seis meses após ter sido lançada.


O documento, feito em conjunto entre técnicos da pasta com entidades que representam transexuais, traz informações sobre doenças sexualmente transmissíveis, meios de prevenção e direitos garantidos no SUS para homem trans – pessoas identificadas como mulheres ao nascer, mas que se reconhecem como homens.

As alterações estão ligadas à retirada de imagens que ilustravam a prática conhecida entre homens trans como "pumping" ou "pump", a qual consiste em usar um equipamento para aumentar o clitóris.

A existência da imagem havia sido citada como justificativa pelo governo para retirar o material do ar. Segundo o ministério, análise posterior à divulgação constatou que faltavam recomendações técnicas no material e alerta sobre riscos de lesões e sangramentos.

Representantes de entidades que representam transexuais, porém, defendiam que a divulgação era importante justamente para prevenir riscos. Também alegavam que eventuais ajustes poderiam ter sido feitos sem privar a população do acesso à cartilha.

No lugar das imagens, foi colocada uma breve descrição sobre o pump e a informação de que não há evidências científicas suficientes sobre sua eficácia e segurança.

Houve ainda outras mudanças. Uma delas é a retirada de imagens e de um texto explicativo que mostravam como cortar o preservativo e colocá-lo na boca antes do sexo oral.

Em nota técnica, o ministério diz que a mudança ocorreu devido a normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que não recomendam o corte de preservativos "para uso com outra finalidade".

"Embora a prática de cortar o preservativo masculino ou feminino para o sexo oral seja comum, não há legislação que permita ao Ministério da Saúde indicar o uso alternativo de preservativos fora das orientações do fabricante", informa.

A pasta informa ainda que as mudanças visavam a corrigir erros técnicos e que secretarias estaduais de saúde foram comunicadas dos ajustes. Diz ainda que o material já impresso não deve ser recolhido.

Para ter acesso a outras informações relacionadas à comunidade LGBT acesse nossa plataforma: LGBT.Legal

  • Sobre o autorO convite para compreensão jurídica
  • Publicações36
  • Seguidores181
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações290
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-volta-a-disponibilizar-cartilha-de-saude-para-homens-trans/688637036

Informações relacionadas

André Jales Falcão Silva, Advogado
Artigoshá 10 meses

Acesso à Justiça para Pessoas Trans: Obstáculos e Soluções

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Rapaz... homem ou outra coisa...saúde do homem E mulher bonita continuar lendo

Esse governo Bolsonaro está um LIXO continuar lendo