Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Intolerância: Terreiro de Candomblé é destruído e religiosos são expulsos

Publicado por Conteúdo Legal
há 5 anos

Na última segunda-feira (25/03), um terreiro de candomblé em Nova Iguaçu (RJ) foi invadido e destruído. Religiosos participantes contam que foram expulsos por traficantes da região para que o lugar seja transformado em uma base para os criminosos.

De acordo com as autoridades, utensílios para oferendas foram quebrados, o altar, desmontado, e os criminosos chegaram a colocar fogo em alguns espaços.

Segundo representantes do terreiro, o local já havia sido invadido no ano passado, quando o tráfico os impediu de fazer qualquer tipo de manifestação religiosa. A ordem foi atendida, mas, mesmo assim, a casa foi tomada novamente.

O babalaô Ivanir dos Santos, interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, diz que em 2018 foram 30 registros de ataques a terreiros só na Baixada Fluminense.

"Quem é que vai indenizar essa família? A segurança é uma responsabilidade do estado", destacou Ivanir.

De acordo com a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, o caso foi registrado como violação de domicílio, constrangimento ilegal, dano e furto – além do Artigo 20 da Lei Caó, que trata de racismo.

Carlos Alberto Caó Oliveira, jornalista e ex-deputado que morreu neste domingo (4), aos 76 anos, deu nome à Lei Caó, que define os crimes por preconceito de raça ou de cor e os tornou imprescritíveis na Constituição Federal.

Carlos Alberto Caó Oliveira, jornalista e ex-deputado que morreu aos 76 anos, deu nome à Lei Caó, que define os crimes por preconceito de raça ou de cor e os tornou imprescritíveis na Constituição Federal.

Em vida foi reconhecido por seu trabalho na imprensa como repórter e editor de política e economia e por suas contribuições à Constituinte de 1987 e 1988.

  • Sobre o autorO convite para compreensão jurídica
  • Publicações36
  • Seguidores181
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações937
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/intolerancia-terreiro-de-candomble-e-destruido-e-religiosos-sao-expulsos/691819101

Informações relacionadas

Pastor e discípulo são condenados por intolerância religiosa

Camila Vaz, Advogado
Artigoshá 9 anos

Após passar 3 anos preso injustamente, ser estuprado, e contrair HIV na cadeia, ex-pedreiro ainda luta por indenização

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Mas se um destes traficantes for preso, irá receber todo apoio dos Direitos Humanos, das Garantias Constitucionais e das Benesses Legais.

Já os honestos praticantes da religião, não terão ninguém para os defender.

Triste sina de um país com tantas potencialidades. continuar lendo

„Toda uma biblioteca de Direito apenas para melhorar quase nada os dez mandamentos.“ continuar lendo

Hoje atacam estas denominações, amanhã será a vez dos políticos, que engrossam a fila do comodismo . Até quando vamos esperar uma ação seria, em todos os sentidos. Acorda Brasil. continuar lendo

Mesmo o pais sendo laico, ainda vivemos as amarras de um totalitarismo onde se impera a verdadeira falta de respeito, todos tem o direito de não gostar de algo,mas todo cidadão tem o dever de respeitar a liberdade daquele que quer expressar sua religião. Não importando qual seja tudo começa pelo respeito e não pela imposição de determinados grupos que decidem pelos outros. continuar lendo