Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Vídeo que nega o golpe de 1964 é distribuído em canal de comunicação do Planalto

Publicado por Conteúdo Legal
há 5 anos

Neste último domingo (31/03), o Palácio do Planalto divulgou um vídeo negando que um golpe de estado instaurou a ditadura militar no Brasil, ato que completou 55 anos.

Contudo, a Secretaria de Imprensa diz que o governo não produziu o material nem sabe quem produziu, mas ela confirmou que ele foi enviado em um grupo de WhatsApp para distribuição de informações a jornalista. O vídeo também foi postado no Twitter pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro.

No vídeo, um homem não identificado fala de uma época em que havia no Brasil "um tempo de medo e ameaças" provocadas pelo comunismo. E que "jornais, rádios, TVs e principalmente o povo na rua" apelaram ao Exército.

O vídeo termina com a imagem da bandeira nacional e a inscrição "31 março" e um locutor afirmando que "o Exército não quer palmas nem homenagens. O Exército apenas cumpriu o seu papel".

No período da ditadura militar no Brasil, não houve eleição direta para presidente. O Congresso Nacional chegou a ser fechado, mandatos foram cassados e houve censura à imprensa.

De acordo com a Comissão da Verdade, 434 pessoas foram mortas pelo regime ou desapareceram – somente 33 corpos foram localizados. Em 2014, a comissão entregou à então presidente Dilma Rousseff um documento no qual responsabilizou 377 pessoas pelas mortes e pelos desaparecimentos durante a ditadura.

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro determinou ao Ministério da Defesa a produção de um documento com referências ao golpe de 1964 e que foi lido nos quartéis. A intenção, segundo o presidente, foi "rememorar" o fato e identificar pontos corretos e errados para o "bem do Brasil no futuro".

O texto afirma, sem mencionar "golpe militar", que a ascensão dos militares ao poder se deu para interromper "a escalada em direção ao totalitarismo".

O Instituto Vladimir Herzog e o Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) fizeram uma denúncia em caráter confidencial à Organização das Nações Unidas (ONU) do que definiram como "tentativa de modificar a narrativa sobre o golpe de 1964", que deu início à ditadura militar (1964-1985).

Na sexta (29/03), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um pedido apresentado por parentes de vítimas da ditadura e pelo Instituto Vladimir Herzog para proibir comemorações sobre o golpe militar de 31 de março de 1964.

Ao examinar o caso, o ministro ressaltou que o tema subjacente é extremamente sensível para a sociedade brasileira e, “como todo fato histórico, comporta interpretações determinadas pela perspectiva de cada intérprete: suas experiências, suas ideologias, seus valores, suas vidas”.

Segundo o relator, a existência de diferentes interpretações sobre o mesmo fato histórico e a garantia de que essas diferentes visões de mundo convivam é o que caracteriza o pluralismo.

A Justiça Federal em Brasília chegou a proibir, seguindo um pedido da Defensoria Pública da União, que o golpe fosse celebrado pelas Forças Armadas. No entanto, outra decisão, também da Justiça Federal, liberou as comemorações.

  • Sobre o autorO convite para compreensão jurídica
  • Publicações36
  • Seguidores181
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações971
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/video-que-nega-o-golpe-de-1964-e-distribuido-em-canal-de-comunicacao-do-planalto/692454535

Informações relacionadas

Tiãozinho reúne vereadores de sua base eleitoral

Guilherme Lucas Tonaco Carvalho, Membro do Ministério Público
Artigoshá 8 anos

Verdade mascarada sobre o 'Regime' Militar

Consultor Jurídico
Notíciashá 8 anos

Bandeira do Brasil passa a ser obrigatória em divulgação de eventos e filmes

41 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Percebe-se, claramente, como o texto é tendencioso e de viés esquerdista.

Basta ler os termos acima como "golpe", "ditadura", "Dilma Rousseff", "comissão da verdade", etc.

Respeito quem entende diferente, mas nunca tivemos uma ditadura militar. Tivemos um Regime para que nosso país não virasse uma Cuba ou Venezua da vida. continuar lendo

Um regime que violou direitos e garantias fundamentais, inclusive ignorou a separação entre os poderes fechando o congresso nacional em 1966, por mais nobre que tenha sido a razão pela qual o golpe ou "contra-golpe" se deu, não há como negar o caráter ditatorial do "regime militar", principalmente no que se diz respeito aos "Anos de Chumbo". continuar lendo

verdade, o que na imprensa brasileira não é tendencioso. até os norte americanos sabe que o povo do brasil é manipulado . continuar lendo

Note-se que ao se falar de "Comissão da Verdade", o que nunca ouviremos é a verdade.

E os mortos, sequestrados e torturados pela esquerda? Quando vemos os nomes dos responsáveis e seus atos descritos na mídia tradicional?

E pior: todo esse barulho para logo depois se calarem sobre as comemorações da ditadura cubana, que completa 60 anos e já passou dos 100 mil mortos.

Sem falar que, em 24/10/2017, o PSOL teve a canalhice de comemorar o centenário da revolução russa numa sessão solene da Câmara. Foram só milhões que morreram.

A mídia se comporta como militância. continuar lendo

Ate aqui tem gente sem noçao. OH DEUS! continuar lendo

Não se trata de entendimento, nem de esquerdismo... se trata de história. Fatos são fatos e se chama "golpe" porque destituiu a ordem vigente, assim como "revolução" também quer dizer a destituição da ordem vigente ao tempo em que ocorre, entretanto a primeira palavra "golpe" significa dizer que ocorreu ao revel da população, enquanto na segunda palavra "revolução" significa dizer que por mobilização e anseio popular. Isso não tem cunho esquerdista ou direitista, tem cunho humanitário; e foi quando o país mais se aproximou de uma "Cuba" ou "Venezuela", já que você critica esses países por terem governos ditatoriais. A ditadura não é privilégio de governos de esquerda, assim como a democracia não é privilégio de governos de direita, tanto assim que tivemos no Brasil governo ditador de direita (a ditadura militar) e governo democrático de esquerda (dos anos em que o PT ficou no governo). Tantos brasileiros duvidarem disso mostra o qual mal vai o ensino nesse país, o quão pouco conhecemos e aprendemos com a nossa história, lamentável. continuar lendo

Blá blá blá, quando eu não gosto da vontade da maioria tem que matar mesmo, blá blá blá e assim segue, nem numa rede social de juristas conseguimos entender um conceito básico sobre o que é democracia continuar lendo

Se não era uma ditadura militar, em quem você votou pra presidente, deputado ou mesmo vereador entre 64 e 85. Você deve ter um canhoto que comprova que cumpriu seu dever cívico com a democracia que foi protegida pelos militares, assim como sua maior expressão o voto.

Não tem?
Tudo bem, os partidos de oposição devem ter sofrido derrotas em votações no congresso, como por exemplo. Diga um projeto de lei que tramitou em ambas as casas legislativas e que culminou com um veto presidencial.

Não tem?
Então um julgado clássico de um juiz civil, que não passou por revisão de um juiz militar e condenou o estado ou algum militar graduado por crimes.

Também não tem?
Assim fica difícil defender a galera dos AIs. continuar lendo

Golpe rasteiro, ascensão de bandidos assassinos ao poder, disfarçados de "homens de bem", concentração absoluta de rendas, miséria, e absoluto analfabetismo, tanto que a narrativa usada pra justificar é um chavão: "venezuela", "cuba", "comunismo". Pergunte a qualquer um destes analfabetos que defende essa desgraça de período, o que é comunismo ou como vivem os cubanos e os venezuelanos e eles repetirão as mesmas porcarias que assistiram na mídia comprada... continuar lendo

"que a narrativa usada pra justificar é um chavão:"venezuela","cuba","comunismo"

Nem os próprios guerrilheiros negam isso, o que não falta são vídeos de entrevistas deles mesmos confessando para repórteres que queriam instalar a ditadura do proletariado. Gabeira é um deles.

" Pergunte a qualquer um destes analfabetos que defende essa desgraça de período, o que é comunismo ou como vivem os cubanos e os venezuelanos e eles repetirão as mesmas porcarias que assistiram na mídia comprada "

Ri alto nessa parte.

Muito obrigado. continuar lendo

Relaxa, o riso é livre, faltaram alguns: "luladrão", "nove dedos", "vai pra cuba", meros papagaios.... continuar lendo

Ninguém precisa dizer isso, todos já sabem a verdade, apenas os esquerdistas teimam em negá-la.

O choro é livre, Lula não. continuar lendo

Comentário cirúrgico. Parabéns! continuar lendo

"O choro é livre, Lula não."
Viram, como eu tenho razão, tirando os chavões, o que resta ???? continuar lendo

"O que resta"

Ora, a nós o que resta é rir dos peões de Lula, como você, que não satisfeito em choramingar por coisas de décadas atrás ainda teve a capacidade de dizer que quem critica Venezuela e Cuba é que são manipulados pela mídia.

Vergonha alheia.

O choro continua livre, Lula não, pelo menos até 2043. Hahahahaha! continuar lendo

"Ora, a nós o que resta é rir dos peões de Lula":
percebi, a pusilanimidade é a marca registrada os anencéfalos, afinal, o mau caráter SEMPRE projeta no outro a sua ausência de idoneidade moral, como não me conhece, e certamente desconhece a própria história, é normal esse comportamento primata.
quem critica Venezuela e Cuba é que são manipulados pela mídia:
Certamente, aliás, as suas críticas são visivelmente manipuladas, vc não consegue apresentar um argumento raciocinado, exceto os chavões que ouvia na mídia, ou seja, não passa de um ventríloquo, daqueles que batem em panelas apenas para satisfazer os seus manipuladores. continuar lendo

Eu não preciso perder meu tempo argumentando com quem diz que quem critica Cuba e Venezuela são manipulados pela mídia.

Já que você baixou o nível do vocabulário ao ponto de me chamar de macaco e mau-caráter, digo que só um completo inepto é capaz de defender o maior ladrão da história. Mais: tem que ser um completo retardado para criticar aqueles que outrora se opuseram e continuam ainda hoje continuam a se opor às ditaduras venezuelana e cubana. Estes indivíduos é que de fato padecem de de problemas na bússola moral. Problema esse que obviamente não existe a menor possibilidade de conserto.

No fundo seu comentário só demonstra porque os militares e Bolsonaro continuam nas graças do povo, esquerdista não consegue conversar civilizadamente.

Cuidado para não ter um ataque, Bolsonaro não completou nem um semestre de governo.

Aos peões do Lula, você incluso, o choro CONTINUA livre!

Nossa bandeira jamais será vermelha.

E pelo choro recolocarei minha foto dos tempos de militar, para que vermelhos novamente chorem à moderação do site que eu sou perfil fake!

kkkkkkkkkkkkkkk continuar lendo

"Já que você baixou o nível do vocabulário ao ponto de me chamar de macaco e mau-caráter, digo que só um completo inepto é capaz de defender o maior ladrão da história:
Deve ser, se for quem estou pensando pode ser, mas ainda assim não é mais bandido que os cretinos que governaram durante a Ditadura, TODOS BANDIDOS (com raríssimas exceções) escondidos atrás das suas canalhices, iguaizinhos ao seu ídolo.
Mais: tem que ser um completo retardado para criticar aqueles que se outrora opuseram e continuam a se opor às ditaduras venezuelana e cubana:
TODOS bandidos (salvo raríssimas exceções), a diferença é que os bandidos atuais têm mais hombridade e assumem os seus erros.
" Cuidado para não ter um ataque, Bolsonaro não completou nem um semestre de governo ":
E a julgar pelas merdas que faz com o apoio de anencéfalos, nem completará.

" Nossa bandeira jamais será vermelha ":
Mas certamente também não será cinzenta, a cor adotada pelos jegues manipulados pelo asno maior.

" E pelo choro recolocarei minha foto dos tempos de militar ":
cada um tem o castigo que merece... continuar lendo

Show!!! Se não fossem os militares estriamos hoje em uma ditadura bolivariana. Parabéns aos militares!!! continuar lendo

Por que o verbo no Futuro do Pretérito (Estaríamos) ?

Eu acho que se não fosse os militares ESTARÍAMOS igual os países Escandinavos.

Agora, que tal nem eu nem vc no verbo do pretérito do futuro (ESTARÍAMOS) e olharmos normas positivadas como a AI-5 onde o presidente estava acima de todos os poderes. Concordo com o AI-5? continuar lendo

Foi uma ditadura. Houve tortura. E a terra é redonda. continuar lendo